A psicanálise como experiência ética, o problema da cientificidade e da ontologia.

 

HF090 Tópicos Especiais de Filosofia da Epistemologia da Psic. e da Psicanálise II

A psicanálise como experiência ética, o problema da cientificidade e da ontologia.

 Docente: Daniel Omar Perez

 1 semestre de 2022

 Vetor Carga Horária: T:30 P:0 E:30 D:0 R:0 HS:4 SL:30 C:4

Tipo de Aprovação: Aprovação por Conceito e Frequência

Frequência: 75

 

 

Data e hora: segunda-feira de 9.00 a 11.00 horas

 

 

Ementa: O objetivo desta disciplina está dividido em partes:

1.      apresentar uma interpretação da psicanálise (Freud-Lacan) como experiência ética. Para alcançar tal fim, mostraremos os limites de uma psicanálise entendida como ciência nos padrões da epistemologia popperiana, indagaremos sua especificidade e interrogaremos o que compreende a sua eficácia; articularemos os conceitos fundamentais da teoria e da prática psicanalítica (lei e desejo) não como elementos de um modelo explicativo de fenômenos naturais senão como condição de possibilidade de uma experiência do sujeito com o próprio desejo e com as interdições que o constituem. Nesse ponto abordaremos as noções de natureza e de ideal. Será preciso ainda especificar as noções de experiência e de ética, já que a primeira não será usada no sentido de experiência perceptiva ou cognitiva, e a segunda não se referirá a um princípio ou regra ou conjunto de princípios ou regras de determinação de ação que procuram a realização ou conquista de um bem e, finalmente, concluiremos que a experiência analítica como experiência ética se produz no reconhecimento da lei que provoca um para-além-da-lei (desejo) que se distingue estruturalmente do gozo absoluto.

2.      mostrar que a elaboração da psicanálise desde Lacan se apresenta como uma reflexão pré-ontológica e ética. Contrariamente às interpretações “ontológicas” realizadas a partir de J.A. Miller e S. Zizek sustentamos desde os argumentos de Lacan que a psicanálise não precisa de ontologia para acolher a experiência de gozo e de desejo.

 

 

 

Programa:

 

Aula 1: A psicanálise como experiência ética e o problema da cientificidade

 

Aula 2: A psicanálise como experiência ética e a clínica

 

Aula 3: O esquecimento da tragédia e a psicanálise como experiência ética

 

Aula 4: O corpo e a lei moral entre Kant e Lacan

 

Aula 5: O problema da lei e do desejo entre Kant e Antígona

 

Aula 6: As figuras éticas de Santa Teresa, Borges, Nietzsche, Camões e Ernst Junger

 

Aula 7: Lembar, Elaborar... Perdoar?

 

Aula 8: Para além da lei

 

Aula 9: Os filósofos, os terapeutas e a cura

 

Aula 10: A psicanálise e a cura

 

Aula 11: A psicanálise entre a religião, a filosofia e a medicina

 

Aula 12: A clínica psicanalítica nas psicoses

 

Aula 13: Lacan contra a ontologia

 

Aula 14: Apresentação e debate das propostas dos trabalhos dos participantes

 

Aula 15: Apresentação e debate das propostas dos trabalhos dos participantes

 

[*em cada aula entregarei um texto escrito por mim para acompanhar a leitura e as referências.]

 

 

Bibliografia:

 

Almeida, R. M. (2005). Nietzsche e Freud: Eterno retorno e compulsão à repetição. São Paulo: Loyola.

Braunstein, N. (2007) Gozo. São Paulo: Escuta.

Copjec, J. (2006). Imaginemos que la mujer no existe: Ética y sublimación. Buenos Aires, Argentina: FCE.

Cottet, S. (1999). Freud e o desejo do psicanalista. Rio de Janeiro: Zahar.

Craia, E. C. P. (2002). A problemática ontológica em Gilles Deleuze. Cascavel, PR: Edunioeste.

Craia, E. C. P.  (2006). Um acercamento à leitura deleuziana de Nietzsche. Cadernos Nietzsche, 21, (21), 21-23.

D`Avila Lourenço, L. C. (2005). Transferência e complexo de Édipo na obra de Freud: Notas sobre os destinos da transferência. Revista Psicologia: Reflexão e Crítica, 18 (1), 143-149.

Dunker C. I. L. (2006). Ontologia negativa em psicanálise: Entre ética e epistemologia. Revista Discurso, 26, 217-241.

Foucault, M. (1979) Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal.

Freud, (1986a)  Lo Inconsciente, vol. 11, pp. 2061- 2082. . IN Freud, 1986, Obras Completas. 23 vol . BsAs: Hyspamerica.

Freud, S. (1986b) Lecciones introductorias al psicoanálisis, vol.12, pp. 2123- 2412. IN Freud, 1986, Obras Completas. 23 vol . BsAs: Hyspamerica.

Freud, S. (1986c) Autobiografia de 1924-25, vol. 15, pp. 2761- 2800. IN Freud, 1986, Obras Completas. 23 vol . BsAs: Hyspamerica.

Freud, S. (1986d) Historia del movimiento psicoanalítico. Vol 10 1895-1940.. IN Freud, 1986, Obras Completas. 23 vol . BsAs: Hyspamerica.

Freud, S. (1995). Projeto de uma psicologia (Osmyr Faria Gabbi Jr.,Trad.). Rio de Janeiro: Imago.

Heidegger, M. (1954). Das Ding. In M. Heidegger, Vorträge und Aufsätze (pp. 163-181). Neske: Pfullingen.

Heidegger, M. (1960). La época de la imagen del mundo. In Heidegger, M. Sendas Perdidas, Buenos Aires: Losada, pp. 68-99.

Kitcher, P. (1995). Freud´s dream: A complete interdisciplinary science of mind. Cambridge, MA: MIT Press.

Lacan, J. (1984). Compte rendu avec interpolations du Séminaire de l´Ethique. IN Lacan, J. Ornicar –Revue du Champ freudien. Vol. 28, Janvier, pp. 7-18.  

Lacan, J. (1986b). O Seminário 1. Rio de Janeiro: Zahar.

Lacan, J. (1986a). O Seminário 2. Rio de Janeiro: Zahar.

Lacan, J.  (1992). O Seminário 7. Rio de Janeiro:  Zahar.

Lacan, J. (1998a). O estadio do espelho como formador da função do eu tal como nos é revelada na experiência psicanalítica. In J. Lacan, Escritos (pp. 96-103) Rio de Janeiro: Zahar. (Originalmente publicado em 1949).

Lacan, J. (1998b). A direção do tratamento e os princípios de seu poder. In J. Lacan, Escritos (pp. 591-652). Rio de Janeiro: Zahar.

Lacan, J. (2003). Os complexos familiares na formação do indivíduo: Ensaio de uma função em psicologia. In J. Lacan, Outros escritos (pp. 29-90). Rio de Janeiro: Zahar. (Originalmente publicado em 1938).

Lima Lage, S. F. de. (2003). Dilthey e Freud: A psicanálise frente à epistemologia das ciências do espírito. Dissertação de mestrado não publicada, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Loparic, Z. (2001, março). Sobre a aniquilação da coisa. Cult - Revista Brasileira de Literatura, 50-54.

Miller, J.-A. (2004). La experiencia de lo real en la cura psicoanalítica: Los cursos psicoanalíticos de Jacques Alain Miller. Buenos Aires, Argentina: Paidós.

Paschoal, A. E. (2006). Neuroses de sanidade. AdVerbum, 1, 59-69.

Popper K. (1981). Conjecturas e refutações. Brasília, DF: UnB.

Simanke, R. (2002).  Metapsicologia lacaniana: Os anos de formação. São Paulo: Discurso.

Simanke, R. (2006). O problema mente-corpo e o problema mente-mente da metapsicologia: pontos de convergência entre as ciências cognitivas e a psicanálise freudiana. Revista Natureza Humana, 8, 93-117.

Sokal, A. (1999). Imposturas intelectuais. Buenos Aires, Argentina: Paidós.

Meyer, C. ;  Van Rillaer,  J. ;  Pleux, D.; Cottraux, J.; Borch-Jacobsen, M.;  (2005). Le livre noir de la psychanalyse : Vivre, penser et aller mieux sans Freud. Paris : Editions des Arènes.

Zizek, S. (1994). Todo lo que usted siempre quiso saber sobre Lacan y nunca se atrevió a preguntarle a Hitchcock. Buenos Aires, Argentina: Manantial.

Zizek, S.  (1998). Porque no saben lo que hacen: El goce como factor político. Buenos Aires, Argentina: Paidós.

Zizek, S. (2003). Las metástasis del goce: Seis ensayos sobre la mujer y la causalidad. Barcelona, España: Paidós.

Zizek, S. (2004a). Goza tu síntoma! Jacques Lacan dentro y fuera de Hollywood. Buenos Aires, Argentina: Nueva Visión. 

Zizek, S.  (2004b). Violencia en acto: Conferencias en Buenos Aires. Buenos Aires, Argentina: Paidós.

Zupancic, A.. (2000). Ethics of the real: Kant, Lacan. London: Verso.

 

 

Almeida, Wellington Damasceno De. A Aporia 11 e o projeto aristotélico de fundação da filosofia primeira. In: ANGIONI, L. (Org.). Lógica e Ciência em Aristóteles. 01ed.Campinas/SP: Editora PHI LTDA, 2014, v. 1, p. 331-368.

Braunstein, N. Gozo. São Paulo: Escuta, 2007.

Freud, Sigmund. Obras Completas. Buenos Aires: Hyspamerica, 1988.

Hegel, F. Princípios de Filosofía del Derecho. Barcelona: Edhasa, 1988.

_________. Enciclopedia de las ciencias filosóficas en compendio. Madrid: Alianza Editorial, 2005

Juranville, Alain. Lacan e a Filosofia. Rio de Janeiro: JZE, 1987.

Kant, Immanuel. Crítica da Razão Prática. Tradução com introdução e notas de Valério Rohden. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2005.

Khel, M.R. Sobre ética e psicanálise. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

Lacan, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: JZE. 1998.

____________. Outros Escritos. Rio de Janeiro: JZE, 2003

________.O Seminário. Livro V, As formações do inconsciente. Rio de Janeiro: JZE:1995.

________.O Seminário. Livro VII, A Ética da Psicanálise.Rio de Janeiro: JZE. 1997.

________. O Seminário. Livro X. A angustia. Rio de Janeiro: JZE: 2005.

________. O Seminário. Livro XI, Os quatro conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: JZE: 1985.

________. O Seminário. Livro XIX, O pior. http://staferla.free.fr/S19/S19.htm

________. O Seminário. Livro XX, Mais ainda. Rio de Janeiro: JZE, 1985.

Lambros Couloubaritsis, Le statut de l'Un dans la «Métaphysique»  Revue Philosophique de Louvain  Année 1992  Volume 90  Numéro 88  pp. 497-522.

Miller, Jacques-Alain. Lacan Elucidado: palestras no Brasil. Rio de Janeiro: JZE. 1997.

________. Percurso de Lacan: uma introdução. Rio de Janeiro: JZE. 2002

________. Los Usos del lapso. Buenos Aires: Paidos, 2005

Rinaldi, Doris. A Ética da Diferença. Rio de Janeiro: EdUERJ: JZE, 1996.

Roudinesco, Elisabeth. A parte obscura de nós mesmos: uma história dos perversos. Rio de Janeiro: JZE, 2008.

________. Jacques Lacan: esboço de uma vida, história de um sistema de pensamento.  São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

Sade, Marquês de. A Filosofia na Alcova. Rio de Janeiro: Editora Iluminuras, 2003.

Uzdavynis,  Algis (ed) The heart of Plotinus: The essential of Enneads. including Porphyry's On the cave of the nymphs / edited by Algis Uždavinys ; foreword by Jay Bregman. Bloomington, Ind. World Wisdom, Inc., [2009]. Ennead VI – Plotinus Ninth Tractate: 3-4; 7-11 ON THE GOOD, OR THE ONE.

Valas, Patrick. As dimensões do gozo: do mito da pulsão à deriva do gozo. Rio de Janeiro: JZE, 2001.

________. Freud e a Perversão. Rio de Janeiro: JZE, 1990.

 

 

 

 

Modo de exposição da disciplina: aulas expositivas com debate entre os participantes.

Horário de atendimento para consulta: terça-feira de 14 a 16 horas com agenda.

Avaliação: trabalho final escrito individual sobre um dos elementos abordados no curso

Tipo de Aprovação: Aprovação por Conceito e Frequência

Percentual Mínimo de Frequência: 75

Aceito alun@s especiais

Precisa-se sala de aula no IFCH

Comentários

Postagens mais visitadas