Filosofia com famílias sob o diagnóstico de autismo
Projeto de extensão na Unicamp
registrado no SAE no sistema BAS
Filosofia com famílias sob o diagnóstico de autismo
(se procuram estudantes interessados no trabalho)
Trata-se de desenvolver um trabalho de transmissão e produção de filosofia com crianças, adolescentes e adultos com diagnóstico de autismo e suas famílias.
O autismo é definido a partir de problemas cognitivos, de comunicação e de sociabilidade. De acordo com a nova formulação da Associação Americana de Psiquiatria DSM-V, no espectro do trastorno de autismo se observam os problemas de comunicação social e os déficits e os comportamentos fixos ou repetitivos. Isto gera dificuldades no processo de socialização e de cognição.
Entendemos que o trabalho com elementos da filosofia em atividades alternativas de ensino e entretenimento pode contribuir para que as pessoas com diagnóstico de autismo e suas famílias encontrem modos de lidar com problemas cotidianos como
(1) outorgar sentido e significação a palavras, enunciados e situações,
(2) resolver com autonomia relativa problemas da vida cotidiana.
Para alcançar algum resultado o grupo:
(1) estabelecerá reuniões de estudo e pesquisa para (a) compreender teoricamente o espectro do autismo, (b) tomar conhecimento de experiências de ensino (c) tomar conhecimento de acompanhamento com pessoas diagnosticadas de autismo, (d) propor formas de trabalho em ensino e entretenimento com conteúdos de temas de filosofia com pessoas diagnosticadas de autismo;
(2) realizará as atividades em combinação com as famílias;
(3) avaliará os resultados para deixar registro da experiência e para melhorar as novas propostas.
OBJETIVOS
1) formar alunos capazes de trabalhar filosofia com pessoas com diagnóstico de autismo
2) transmitir e produzir filosofia com as famílias sob o diagnóstico de autismo
3) contribuir com filosofia na resolução de problemas cotidianos das pessoas diagnosticadas de autismo
4)registrar e comunicar a experiência de filosofia com diagnóstico de autismo.
1) formar alunos capazes de trabalhar filosofia com pessoas com diagnóstico de autismo
2) transmitir e produzir filosofia com as famílias sob o diagnóstico de autismo
3) contribuir com filosofia na resolução de problemas cotidianos das pessoas diagnosticadas de autismo
4)registrar e comunicar a experiência de filosofia com diagnóstico de autismo.
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