O inconsciente: mito, hipótese ou descoberta? Casa do Saber em São Paulo




As nossas condutas repetitivas ou compulsivas nas relações amorosas, no comportamento com os outros, no modo de lidar com o trabalho ou com os estudos têm sido compreendidas em diferentes momentos da nossa história e em distintos saberes ou ciências sob o que se denomina de mecanismo inconsciente.
A noção de O Inconsciente nos permite acolher as experiências humanas para além ou aquém das determinações causais naturais e das ações da vontade. Abordaremos as origens pré-freudianas, a conceptualização freudiana, os modos em que os pós-freudianos o entenderam, as mudanças lacanianas e as reformulações das neurociências.

5/2/2019: O inconsciente: mito, hipótese ou descoberta? O inconsciente na história da filosofia pré-freudiana. De Pascal a Kant e Schopenhauer.

12/2/2019: O inconsciente de Freud e o de Lacan: Para que sonhamos? Do que rimos? Como esquecemos seletivamente? Por que trocamos os nomes das pessoas? O que fazemos quando insistimos no mesmo erro, no mesmo fracasso, na mesma frustração?

19/2/2019: As críticas da filosofia do século XX á noção de O Inconsciente e as reformulações das neurociências: entre a linguagem, o discurso e os neurônios. Existe pílula para parar de repetir?

CASA DO SABER

R. Dr. Mario Ferraz, 414
+55 11 3707 8900

Comentários

Postagens mais visitadas