Introdução a Kant: Consciência livre contra o Mal moral na Casa do Saber em São Paulo

A reflexão de Kant sobre a moral procura apresentar uma lei universal aplicável a cada ser humano, sem, no entanto, perder de vista suas condições individuais, tais como cultura, idade, gênero ou a própria história. Nesse sentido, podem ser encontrados elementos comuns que servem para distinguir o bem do mal e o certo do errado. Com isso, Kant considera que existem diferentes graus de maldade e que alguns dos seus modos não são superados individualmente, mas em comunidade. A lei moral, que interpela a cada um na solidão de sua consciência, só se realiza plenamente numa comunidade ética. Esse é o problema kantiano por excelência: como superar o mal radical? Como constituir uma comunidade de espíritos livres?
curso aborda os elementos fundamentais da filosofia kantiana e, a partir desse horizonte de pensamento, apresenta a ideia de comunidade ética, de mal radical e da possibilidade da sua superação. São temas essenciais para a compreensão da vida nos dias que correm.

Bibliografia
Kant, I. Fundamentação da metafísica dos costumes
______ Crítica da razão prática
______ Metafísica dos costumes
______ Religião nos limites da simples razão
______ Conflito das faculdades
______ Antropologia desde um ponto de vista pragmático

05/10 O projeto kantiano de filosofia e os fundamentos da sua filosofia moral

19/10 O homem e a lei moral, elementos de uma antropologia pragmática

26/10 A comunidade ética, a igreja como comunidade de espíritos e o mal radical


https://www.facebook.com/events/122035425183184/?acontext=%7B%22ref%22%3A%224%22%2C%22feed_story_type%22%3A%22308%22%2C%22action_history%22%3A%22null%22%7D

http://casadosaber.com.br/sp/cursos/filosofia/os-pensadores-2630.html


Comentários

Postagens mais visitadas