Kant e as metáforas da razão 11 a 14 de agosto de 2013

O IV Colóquio Kant Multilateral 
Será no Centro Cultural Yves Alves
Tiradentes, Minas Gerais, Brasil 


Meu trabalho tem como título: A POSSIBILIDADE DE UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO DA NATUREZA HUMANA EM KANT


Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar a possibilidade de um estudo antropológico da natureza humana em Kant. Para alcançar esse objetivo primeiro recortaremos os diferentes segmentos das obras kantianas onde aparecem noções referentes à natureza humana e à antropologia e, segundo, realizaremos um relevamento crítico das pesquisas sobre o tema. As diferentes pesquisas não só revelam interpretações variadas do texto kantiano, senão também o fato de que não haveria apenas uma, mas várias antropologias kantianas que tratariam a natureza humana de diferentes modos. As distintas interpretações destacam ou privilegiam um ou mais dos seus modos de uso, colocando ênfase em pontos diversos, mas nem por isso algumas das distintas interpretações seriam excludentes. Dito de outra forma, embora alguns comentadores afirmem a existência de um tipo de antropologia, isso não necessariamente significa que excluam os outros tipos de conhecimentos antropológicos, o que nos conduziria a pensar na possibilidade de trabalhos convergentes. Considerando os resultados obtidos nas pesquisas acima citadas, parte do nosso trabalho consistirá em indagar o significado da noção de antropologia e de natureza humana em Kant. Desta forma, estaremos em condições de definir com maior exatidão o projeto antropológico, definido em uma ou mais antropologias, e o tipo de conhecimento acerca da natureza humana -em cada caso-, bem como estabelecer a relação entre a concepção kantiana de natureza humana e teoria do juízo, segundo seu tipo específico. Dito por outras palavras, trata-se de saber se as antropologias nominalmente apresentadas no texto de Kant e recortadas nas interpretações dos comentadores (isto é, transcendental, empírica, moral, pragmática, fisiológica e aplicada) são possíveis de serem efetivamente desenvolvidas ou não. Da mesma forma, trata-se de saber se as menções de conhecimentos antropológicos e as referências à natureza humana correspondem ou não a algum tipo de conhecimento específico.

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