Kant e as metáforas da razão 11 a 14 de agosto de 2013
O IV Colóquio Kant Multilateral
Será no Centro Cultural Yves Alves
Meu trabalho tem como título: A POSSIBILIDADE DE UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO DA NATUREZA HUMANA EM KANT
Será no Centro Cultural Yves Alves
Tiradentes, Minas Gerais, Brasil
Meu trabalho tem como título: A POSSIBILIDADE DE UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO DA NATUREZA HUMANA EM KANT
Resumo: O objetivo
deste trabalho é apresentar a possibilidade de um estudo antropológico da
natureza humana em Kant. Para alcançar esse objetivo primeiro recortaremos os
diferentes segmentos das obras kantianas onde aparecem noções referentes à
natureza humana e à antropologia e, segundo, realizaremos um relevamento
crítico das pesquisas sobre o tema. As diferentes pesquisas não só revelam
interpretações variadas do texto kantiano, senão
também o fato de que não haveria apenas uma, mas várias antropologias kantianas
que tratariam a natureza humana de diferentes modos. As distintas
interpretações destacam ou privilegiam um ou mais dos seus modos de uso, colocando ênfase em pontos diversos, mas nem por isso
algumas das distintas interpretações seriam excludentes. Dito de outra forma,
embora alguns comentadores afirmem a existência de um tipo de antropologia,
isso não necessariamente significa que excluam os outros tipos de conhecimentos
antropológicos, o que nos conduziria a pensar na possibilidade de trabalhos
convergentes. Considerando os resultados obtidos nas pesquisas acima citadas,
parte do nosso trabalho consistirá em indagar o significado da noção de
antropologia e de natureza humana em Kant. Desta forma, estaremos em condições de
definir com maior exatidão o projeto antropológico, definido em uma ou mais
antropologias, e o tipo de conhecimento acerca da natureza humana -em cada caso-,
bem como estabelecer a relação entre a concepção kantiana de natureza humana e
teoria do juízo, segundo seu tipo específico. Dito por outras palavras,
trata-se de saber se as antropologias nominalmente apresentadas no texto de
Kant e recortadas nas interpretações dos comentadores (isto é, transcendental,
empírica, moral, pragmática, fisiológica e aplicada) são possíveis de serem
efetivamente desenvolvidas ou não. Da mesma forma, trata-se de saber se as
menções de conhecimentos antropológicos e as referências à natureza humana
correspondem ou não a algum tipo de conhecimento específico.
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