HF933 Tópicos Especiais de História da Filosofia Moderna III
(segundas-feiras de 15.00 às 17.00 de agosto até dezembro de 2015)
Título: Antropologia e história em Kant
Resumo: O curso visa apresentar os elementos fundamentais da Antropologia em Kant, especialmente no que diz respeito à natureza humana e a história. Trabalharemos fundamentalemte na leitura das lições de antropologia desde um ponto de vista pragmática e das reflexões de antropologia. Destacaremos os elementos da natureza humana apresentados por Kant tanto na didática quanto na característica antropológica buscando compreender o enunciado kantiano que diz que a antropologia pragmática estuda o que o homem faz, pode e deve fazer de si mesmo.
Referências:
BRANDT, R. & STARK, W. Einleitung. IN Kants Gesammelte Schriften. Berlin: W. de Gruyter, 1997.
FELICITAS MUNZEL, G. Kant’s Conception of Moral Character: The Critical Link of Morality. Anthropology and Reflective Judgment. Chicago: The University of Chicago Press, 2003.
FRIERSON, P. “Character and Evil in Kant’s Moral Anthropology”. Journal of History of Philosophy, 44(4), pp. 623-634, 2006.
KANT, I. (1902- ) Kant’s Gesammelte Schriften. Berlin: Walter de Gruyter & Co.
LONGUENESSE, B. Kant on the Human Standpoint. New York: Cambridge University Press, 2005.
—————. “The Moral Importance of Politeness in Kant’s Anthropology”. Kantian Review, v. 9, pp. 105-27, 2005.
—————. Freedom and Anthropology in Kant’s Moral Philosophy (freedom). New York, Cambridge University Press, 2003.
GRENBERG, J. “Anthropology from a Metaphysical Point of View”. Journal of the History of Philosophy, 37(1), pp. 91-115, 1999. (Academic Research Library)
JACOBS, B., KAIN, P. (eds.). Essays on Kant’s Anthropology. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
LOPARIC, Z. “As Duas Metafísicas de Kant”. Kant e-prints, v. 2, n. 5, pp. 1-10, 2003.
ftp://ftp.cle.unicamp.br/pub/kant-e-prints/vol.2,n.5,2003.pdf
—————. A Semântica Transcendental de Kant. Campinas: Unicamp, 2000. (Coleção CLE, v. 29)
LOUDEN, R. Kant’s Impure Ethics. New York: Oxford University Press, 2000.
PEREZ, D. O. . História e teleologia na filosofia kantiana. Resposta às críticas de Ricardo Terra contra a Escola semântica de Campinas . Studia Kantiana (Rio de Janeiro), v. 16, p. 144-159, 2014.
____________. A relação entre a Teoria do Juízo e natureza humana em Kant. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), v. 27, p. 233-258, 2013.
___________. Foucault como kantiano: acerca de um pensamento do homem desde sua própria finitude. Revista de Filosofia: Aurora (PUCPR. Impresso), v. 24, p. 217, 2012.
___________. A Antropologia Pragmática como parte da Razão Prática em sentido kantiano. Manuscrito (UNICAMP), v. 32, p. 357-397, 2009.
___________. A loucura como questão semântica: uma interpretação kantiana. Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso), v. 32, p. 95-117, 2009.
___________. O SIGNIFICADO DE NATUREZA HUMANA EM KANT. Kant e-Prints (Online), v. 5, p. 75-87, 2010.
___________. Kant e o problema da significação Curitiba: Editora Champagnat, 2008.
___________. Os significados dos conceitos de hospitalidade en Kant e a problemática do estrangeiro. Revista Philosophica, v. 31, p. 43-53, 2007.
___________. Política, Religión y Medicina en Kant: El Conflicto de las Proposiciones. Cinta de Moebio, v. 28, p. 91-103, 2007.
___________. Os significados da história em Kant. Philosophica (Lisboa), v. 28, p. 67-107, 2006.
SCHMIDT, C. M., “The Anthropological Dimension of Kant’s Metaphysical of Morals”. Kant-Studien, 96, pp. 66-84, 2005.
STARK, W. “Historical Notes and Interpretive about Kant’s Lectures on Anthropology”. In: B. Jacobs and P. Kain (eds.) (2003), pp. 15-37.
SUSSMAN, D. The Idea of Humanity: Anthropology and Anthroponomy in Kant’s Ethics. New York: Routledge, 2003.
WOOD, A. “Kant and the Problem of Human Nature”. In: B. Jacobs and P. Kain (eds.) (2003), pp. 38-59.
WILSON, H. L. Kant´s pragmatic anthropology. Its origin, meaning, and critical significance. New York: State University of New York Press, 2006.
Comentários
Postar um comentário