Disciplina do programa de pós-graduação em filosofia da Unicamp "Antropologia e história em Kant"

Segundo semestre de 2015, segundas-feiras de 15.00 hs às 17.00 hs.
Resumo: O curso visa apresentar
os elementos fundamentais da Antropologia em Kant, especialmente no que diz
respeito à natureza humana e a história.
Trabalharemos fundamentalemte na leitura das lições de antropologia desde um
ponto de vista pragmática e das reflexões de antropologia. Destacaremos os
elementos da natureza humana apresentados por Kant tanto na didática quanto na
característica antropológica buscando compreender o enunciado kantiano que diz que a
antropologia pragmática estuda o que o homem faz, pode e deve fazer de si mesmo.
Referências:
BRANDT, R. & STARK, W. Einleitung. IN Kants Gesammelte Schriften.
Berlin: W. de Gruyter, 1997.
FELICITAS MUNZEL, G. Kant’s Conception of Moral Character: The Critical
Link of Morality. Anthropology and Reflective Judgment. Chicago: The University
of Chicago Press, 2003.
FRIERSON, P. “Character and Evil in Kant’s Moral Anthropology”. Journal
of History of Philosophy, 44(4), pp. 623-634, 2006.
KANT, I. (1902- ) Kant’s Gesammelte Schriften. Berlin: Walter de Gruyter
& Co.
LONGUENESSE, B. Kant on the Human Standpoint. New York: Cambridge
University Press, 2005.
—————. “The Moral Importance of Politeness in Kant’s Anthropology”.
Kantian Review, v. 9, pp. 105-27, 2005.
—————. Freedom and Anthropology in Kant’s Moral Philosophy (freedom).
New York, Cambridge University Press, 2003.
GRENBERG, J. “Anthropology from a Metaphysical Point of View”. Journal
of the History of Philosophy, 37(1), pp. 91-115, 1999. (Academic Research
Library)
JACOBS, B., KAIN, P. (eds.). Essays on Kant’s Anthropology. Cambridge:
Cambridge University Press, 2003.
LOPARIC, Z. “As Duas
Metafísicas de Kant”. Kant e-prints, v. 2, n. 5, pp. 1-10, 2003.
ftp://ftp.cle.unicamp.br/pub/kant-e-prints/vol.2,n.5,2003.pdf
—————. A Semântica
Transcendental de Kant. Campinas: Unicamp, 2000. (Coleção CLE, v. 29)
LOUDEN, R. Kant’s Impure Ethics. New York: Oxford University Press,
2000.
PEREZ, D. O. . História e
teleologia na filosofia kantiana. Resposta às críticas de Ricardo Terra contra
a Escola semântica de Campinas . Studia Kantiana (Rio de Janeiro), v. 16, p.
144-159, 2014.
____________. A relação entre
a Teoria do Juízo e natureza humana em Kant. Educação e Filosofia (UFU.
Impresso), v. 27, p. 233-258, 2013.
___________. Foucault como
kantiano: acerca de um pensamento do homem desde sua própria finitude. Revista
de Filosofia: Aurora (PUCPR. Impresso), v. 24, p. 217, 2012.
___________. A Antropologia Pragmática
como parte da Razão Prática em sentido kantiano. Manuscrito (UNICAMP), v. 32,
p. 357-397, 2009.
___________. A loucura como
questão semântica: uma interpretação kantiana. Trans/Form/Ação (UNESP. Marília.
Impresso), v. 32, p. 95-117, 2009.
___________. O SIGNIFICADO DE
NATUREZA HUMANA EM KANT. Kant e-Prints (Online), v. 5, p. 75-87, 2010.
___________. Kant e o problema
da significação Curitiba: Editora Champagnat, 2008.
___________. Os significados
dos conceitos de hospitalidade en Kant e a problemática do estrangeiro. Revista
Philosophica, v. 31, p. 43-53, 2007.
___________. Política,
Religión y Medicina en Kant: El Conflicto de las Proposiciones. Cinta de Moebio, v.
28, p. 91-103, 2007.
___________. Os significados
da história em Kant. Philosophica (Lisboa), v. 28, p. 67-107, 2006.
SCHMIDT, C. M., “The Anthropological Dimension of Kant’s Metaphysical of
Morals”. Kant-Studien, 96, pp. 66-84, 2005.
STARK, W. “Historical Notes and Interpretive about Kant’s Lectures on
Anthropology”. In: B. Jacobs and P. Kain (eds.) (2003), pp. 15-37.
SUSSMAN, D. The Idea of Humanity: Anthropology and Anthroponomy in
Kant’s Ethics. New York: Routledge, 2003.
WOOD, A. “Kant and the Problem of Human Nature”. In: B. Jacobs and P.
Kain (eds.) (2003), pp. 38-59.
WILSON, H. L. Kant´s pragmatic anthropology. Its
origin, meaning, and critical significance. New
York: State University of New York Press, 2006.
Comentários
Postar um comentário