O sujeito coletivo da história e os jogos olímpicos

O Filme "Fest der Völker" (1938) de Leni Riefenstahl não é apenas um documentário sobre os jogos olímpicos de 1936. O maior legado dessa obra é contribuir com a criação de um povo como sujeito de uma ação política. As primeiras imagens apresentam ruínas, colunas gregas, construções de centenas de anos e estatuas. Um mundo parece se abrir a partir delas, o céu, a paisagem da terra e do homem. Imediatamente pensei em "A origem da obra de arte" de Martin Heidegger.

Riefenstahl mostra a beleza dos corpos nus de homens e mulheres atléticas e a chama, sempre incandescente do fogo olímpico. A simbologia da tocha olímpica que passa de um lugar a outro, de um tempo a outro sendo transmitido de um homem ao outro dá a imagem de uma continuidade do tempo histórico. Tudo se passa como se desde aqueles antepassados gregos até a Alemanha de 1936 houvesse uma continuidade necessária e ao mesmo tempo consequência da determinação da vontade. Tudo se passa como se o destino inexorável e a determinação da vontade humana foram confluir para a realização da história.

 
(filme completo legendado)

Todos os povos da Terra são apresentados no campo dos jogos olímpicos. Cada um Marcha com seus trajes e suas características. Todos parecem contribuir com precisão de atores à festa do povo anfitrião. As imagens de Riefenstahl da abertura dos jogos mostram que realmente se trata de uma festa popular.
Nos jogos começam a aparecer os atletas estadunidenses e o relator por momentos menciona a cor da pele deles, o curioso é que não faz isso com nenhum dos outros competidores. É que esses "negros" disputam o favoritismo do anfitrião.


O ano seguinte dos jogos olímpicos, seria lembrado como o início da segunda guerra mundial. O Partido Nacional-socialista estava no poder desde 1933, havia quatro anos, e toda a mobilização dos setores populares da Alemanha foi direcionada como máquina de guerra em 1939. Aquele povo mobilizado era direcionado para o futuro a partir de uma tarefa presente que retomava um passado. A "festa do povo" de 1936 nas disputas dos jogos olímpicos se transformaria na tragedia jamais vista na Europa nos campos de batalha: 80 milhões de mortos. A mobilização popular que retomaria a dignidade do povo alemão no inicio da década de 1930 se realiza na "festa" dos jogos olímpicos de 1938 e tem seu ocaso na derrota de 1945. A mobilização popular foi direcionada com afetos e sentimentos que acompanharam ideais. Mas seriamos ingênuos se pensássemos que se tratou de uma direção externa, alheia à própria mobilização. Aquilo que colocava em ato a mobilização foi sua própria guia.

Os intelectuais europeus que comparam essa experiência com as mobilizações populares em Latino-América perdem de vista os elementos fundamentais: o tipo de afeto e sentimento, as ideias que se propõem e a história que se reivindica.



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