QUINTAS-FEIRAS DE CRÍTICA E ANTROPOLOGIA NA PUC-PR EM CURITIBA

QUINTAS-FEIRAS DE CRÍTICA E ANTROPOLOGIA NA PUC-PR EM CURITIBA

SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DO MESTRADO E DOUTORADO EM FILOSOFIA DA PUCPR

Disciplina: Kant entre a crítica e a antropologia. (toda quinta-feira de 14.00 a 19.00 hs a partir de 13 de março)

Professores: Daniel Omar Perez e Zeljko Loparic.

Ementa: O objetivo desta disciplina é trabalhar a relação entre a filosofia crítica de Kant (entendida desde a análise da estrutura dos juízos) e a natureza humana(entendida como executor das operações que fazem possíveis os juízos). Para isso abordaremos o problema da filosofia transcendental como o problema da pergunta “como são possíveis os juízos sintéticos a priori?” e a antropologia como o estudo da natureza humana. O trabalho se desenvolverá a partir da obra de Kant e da interpretação de Heidegger e Foucault sobre o tema.



Programa:1. O projeto crítico e a doutrina em Kant. Um panorama geral a partir das referências textuais das três críticas.2. Filosofia transcendental e antropologia em Kant. A relação entre os textos das três críticas e reflexão sobre o ser humano e a natureza humana.3. A interpretação de Heidegger sobre Kant no que diz respeito à crítica e á antropologia.4. A interpretação de Foucault sobre Kant entre crítica e antropologia.5. Opus postumum de Kant, I e VII:1) a doutrina da autoposição (Selbstsetzung) do homem como sujeito do conhecimento a priori,2) a doutrina da autoposição prática do homem como sujeito do dever a priori,3) dimensão antropológica da doutrina da autoposição,4) redefinição da filosofia transcendental.



Referências básicas:
Förster, E. (1993) Opus postumum. Cambridge Univ. Press.Foucault, M. (1983) Que es metafísica? Buenos Aires: Siglo veinte.__________ (2013) O que são as Luzes? IN Ditos e Escritos II. Rio de Janeiro: Forense Universitária.__________ (2010) O governo de si e dos Outros. São Paulo: Martins Fontes.Heidegger, M.(1982) De l´essence de la liberté humaine. Paris: Gallimard.___________ (1975) La pregunta por la cosa. Buenos Aires: Alfa.___________ (1986) Kant y el problema de la metafísica. México: FCE.

Kant, I. (1902- ) Kant´s gesammelte Schriften. Berlin: Walter de Gruyter.______ (1920) Kants Opus Postumum. Von Erich Adickes. Berlin: Verlag von Reuther und Richard.______ (1979) Anthropologie du point de vue pragmatique. Tradução, introdução e notas de M. Foucault. Paris: Vrin.

Loparic, Z. (2005) A semántica transcendental de Kant. Campinas: Coleção CLE.Perez, D.O. (2008) Kant e o problema da significação. Curitiba: Champagnat.

Comentários

Postagens mais visitadas