UNICAMP INSTITUTO DE FILOSOFIA e CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA 1 SEMESTRE DE 2022 HG 304/A TEORIA DO CONHECIMENTO I

 UNICAMP INSTITUTO DE FILOSOFIA e CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

 1 SEMESTRE DE 2022

 HG 304/A

TEORIA DO CONHECIMENTO I

 CARGA HORÁRIA: (Nº DE HORAS POR SEMANA) TEORIA 02 PRÁTICA 02 LAORATÓRIO 00 ORIENTAÇÃO 02 ESTUDO 10

 CRÉDITOS: 06

 HORÁRIO:

3 a .f.-08h00 às 10h00 Debate do conteúdo da disciplina e leitura de fragmentos de textos da disciplina.

3 a .f.-10h00 às 12h00 Exposição teórica do conteúdo da disciplina


 PROFESSOR (A) RESPONSÁVEL

Daniel Omar Perez doperez@unicamp.br

 EMENTA

 A partir da leitura de textos clássicos ao assunto, o curso analisará os problemas filosóficos fundamentais da teoria do conhecimento (problemas de justificação epistemológica; teoria das explicações científicas; gênese do conhecimento, etc.)

 PROGRAMA

O objetivo da disciplina é apresentar os princípios e argumentos que sustentam a noção de realidade e a possibilidade do seu conhecimento na filosofia moderna. Para isso, começaremos com a análise da relação realidade / ficção interpretada pela literatura de Jorge Luis Borges. Numa segunda etapa, examinaremos os textos de Renê Descartes Meditações metafísicas, Georges Berkeley Tratado sobre os princípios do conhecimento humano e Kant Crítica da razão pura. Finalizaremos numa terceira etapa retomando o problema da realidade a partir de Freud, na sua procura de um teste de realidade para o uso na clínica das neuroses.

Desta forma, procuramos mostrar como a questão do conhecimento da realidade, em tanto problema filosófico, tem seus desdobramentos na literatura e na ciência dos conflitos psíquicos.

 PLANO DE DESENVOLVIMENTO

 Aula 1: Apresentação da disciplina, dos conteúdos, da metodologia, da bibliografia e das formas de avaliação. 

 Aula 2: A filosofia interpretada pela literatura. Jorge Luis Borges e os argumentos sobre a realidade baseada na ficção. 

 Bibliografia:

Borges, J.L. Tlön, Uqbar, Orbis, Tertius. IN BORGES, J.L. Obras Completas, vol. 1. BA: Emcé Editores, 1989, pp. 431-443.

 Aula 3: A filosofia interpretada pela literatura. Jorge Luis Borges e os argumentos sobre a realidade e os sonhos. 

 Bibliografia:

Borges, J.L. Historia de la eternidad. IN BORGES, J.L. Obras Completas, vol. 1. BA: Emcé Editores, 1989, pp. 353-367.

 Aula 4: René Descartes e a certeza. 

 Bibliografia:

DESCARTES, R. Meditações. IN DESCARTES, R. Obras escolhidas. SP: Perspectiva, 2010, pp. 123-204.

 Aula 5: René Descartes e os sonhos. 

 Bibliografia:

DESCARTES, R. Meditações. IN DESCARTES, R. Obras escolhidas. SP: Perspectiva, 2010, pp. 123-204.

 Aula 6: Berkeley e as percepções.

 Bibliografia:

BERKELEY, G. Tratado sobre os princípios do conhecimento humano.IN BERKELEY, G. Obras filosóficas. SP: Editora Unesp, pp. 28-165.

 Aula 7: Berkeley e as percepções.

 Bibliografia:

BERKELEY, G. Tratado sobre os princípios do conhecimento humano.IN BERKELEY, G. Obras filosóficas. SP: Editora Unesp, pp. 28-165.

 Aula 8: Kant, os fenômenos e as coisas em si.

 Bibliografia:

KANT, I. Crítica da Razão Pura. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1994.

________. Reflexões de Antropologia I. São Paulo: Editora Langage, 2021.

 Aula 9: Kant e a sensibilidade. 

 Bibliografia:

KANT, I. Crítica da Razão Pura. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1994.

________. Reflexões de Antropologia I. São Paulo: Editora Langage, 2021.

________. Reflexões de Antropologia II. São Paulo: Editora Langage, 2021.

 Aula 10: Kant e a refutação ao idealismo. 

 Bibliografia:

KANT, I. Crítica da Razão Pura. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1994.

________. Reflexões de Antropologia I. São Paulo: Editora Langage, 2021.

 Aula 11: Freud e o problema da realidade em diálogo com os filósofos modernos.

 Bibliografia:

FREUD, S. Formulaciones sobre los dos princípios del acaecer psíquico. IN FREUD, S. Obras completas. BA: Amorrortu, 1989, vol, 12, pp217-231.

 Aula 12: Freud e os sonhos. 

 Bibliografia:

FREUD, S. La interpretación de los sueños. IN FREUD,S. Obras completas, vol.3. BA: Hyspamerica, 1988.

 Aula 13: Freud e as fantasias.  

 Bibliografia:

FREUD, S. Análisis de um caso de neuroses obsessiva (caso el hombre de las ratas). IN FREUD,S. Obras completas, vol.7. BA: Hyspamerica, 1988.

 Aula 14: Freud e a realidade psíquica.

Bibliografia:

FREUD, S. Totem y tabú. IN FREUD,S. Obras completas, vol.9. BA: Hyspamerica, 1988.

 Aula 15: Avaliação em sala de aula com a apresentação de um texto escrito sobre um dos tópicos tratados no programa.

 METODOLOGIA DE TRABALHO

3 a .f.-08h00 às 10h00 Debate do conteúdo da disciplina e leitura de fragmentos de textos da disciplina.

3 a .f.-10h00 às 12h00 Exposição teórica do conteúdo da disciplina

 BIBLIOGRAFIA

BARRENECHEA, A. Mª. La expresión de la irrealidad en la obra de Borges. BsAs: Paidós, 1967.

BERKELEY, G. Tratado sobre os princípios do conhecimento humano.IN BERKELEY, G. Obras filosóficas. SP: Editora Unesp, pp. 28-165.BORGES, J. L. Obras Completas en colaboración. BsAs: Emecé, 1991.

__________  Obras Completas. BsAs: Emecé, 1994.

__________ Curso de Literatura inglesa. SP: Martins Fontes, 2002.

BORGES, J.L. & FERRARI, O. En diálogo II. BsAs: Editorial Sudamericana, 1986.

__________  Reencuentro. Diálogos Inéditos. BsAs: Editorial Sudamericana, 1999.

DESCARTES, R. Meditações. IN DESCARTES, R. Obras escolhidas. SP: Perspectiva, 2010, pp. 123-204.

FREUD, S. La interpretación de los sueños. IN FREUD,S. Obras completas, vol.3. BA: Hyspamerica, 1988.

__________.  Formulaciones sobre los dos princípios del acaecer psíquico. IN FREUD, S. Obras completas. BA: Amorrortu, 1989, vol, 12, pp217-231.

__________. Totem y tabú. IN FREUD,S. Obras completas, vol.9. BA: Hyspamerica, 1988.

__________. Análisis de um caso de neuroses obsessiva (caso el hombre de las ratas). IN FREUD,S. Obras completas, vol.7. BA: Hyspamerica, 1988.

KANT, I. Crítica da Razão Pura. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1994.

________. Reflexões de Antropologia I. São Paulo: Editora Langage, 2021.

________. Reflexões de Antropologia II. São Paulo: Editora Langage, 2021.

________. Reflexões de Antropologia III. São Paulo: Editora Langage, 2022.

NUÑO, J. La filosofía de Borges. México, FCE, 1986.

PEREZ, D. O. Kant e o problema da significação Curitiba: Editora Champagnat, 2008.

________. Sentimentos em conflito. Acerca do que fazemos, podemos e devemos fazer de nós mesmos. Campinas: Editora PHI, 2019.

_________. O inconsciente. Onde mora o desejo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

PEREZ, D.O./ BOCCA, F.V./BOCCHI, J.C. Ontologia sem espelhos. Curitiba: CRV, 2015.

REST,J.   El laberinto del universo. Borges y el pensamiento nominalista. Bs As: Librería Fausto, 1976.

VÁZQUEZ, Mª. E. Borges. Imágenes, memorias, diálogos. Caracas: Monte Ávila, 1977.

 FORMAS DE AVALIAÇÃO:

Avaliação em sala de aula com a apresentação de um texto escrito sobre um dos tópicos tratados no programa.

 HORÁRIO DE ATENDIMENTO A ALUNOS

A ser combinado individualmente, conforme surja necessidade.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas