Para Entender Lacan

Para Entender Lacan 
De antes de Freud ao fim da análise 
 Professor Daniel Omar Perez 
Duração 8 encontros 

O curso faz uma introdução ao pensamento de Jacques Lacan no momento que marca os 120 anos de seu nascimento e os 40 anos de sua morte. Lacan foi um dos maiores intelectuais do último século, com propostas que transformaram para sempre as maneiras de entender a nós mesmos e nossas interações com o mundo e com as outras pessoas. Os encontros apresentam o contexto histórico, conceitos e como a teoria e a clínica psicanalítica conversaram entre si, transformaram nosso entendimento sobre nós mesmos e nossas relações, e como essas mudanças transformaram de volta as ideias. Talvez seja dessa riqueza e complexidade que surge um Lacan mítico, considerado por muitos como alguém que beira o incompreensível, mas que pode ajudar a compreender nossa condição humana se houver a coragem de encarar suas provocações e suportar a forma como ela abala nossas estruturas. 

 Encontro 1 | A natureza humana e a psicologia dos modernos médicos europeus dos séculos 18 e 19. Os loucos, os degenerados, os inadaptados | segunda-feira, 12 de julho, das 18h às 19h30 Esta aula apresenta os primeiros movimentos da organização da psicologia como um saber formado a partir da medicina nos séculos 18 e 19. Partindo de iluministas como Immanuel Kant e Philippe Pinel, o encontro trata da mudança de perspectiva que passou, de um lado, a classificar e nomear transtornos mentais e, de outro, a segregar a loucura da vida comum por meio de instituições. Qual a lógica que operava naquele contexto e como isso afetou a história que viria dali em diante? Conceitos fundamentais: 1. A natureza humana dos filósofos modernos 2. A natureza humana da história natural 3. Medicina como ciência natural e psicologia como ciência da alma 4. Antropologia fisiológica e pragmática 5. A loucura e os excluídos do sistema 6. As ciências humanas e as políticas públicas Leituras recomendadas: Foucault, M. “La vida de los hombres infames”. La Plata: Editorial Altamira, 1996. __________ “História da Loucura”. São Paulo: Perspectiva, 2004 __________ “Los anormales”. FCE: Buenos Aires, 2000. Perez, D.O. “A loucura como questão semântica: uma interpretação kantiana”. IN Perez, D.O. Sentimentos em conflito. Acerca do que fazemos, podemos e devemos fazer de nós mesmos. Campinas: Editora PHI, 2019. __________ “ A antropologia pragmática como parte da razão prática”. IN Perez, D.O. Sentimentos em conflito. Acerca do que fazemos, podemos e devemos fazer de nós mesmos. Campinas: Editora PHI, 2019. __________ “O debate com a história natural”. IN Perez, D.O. Sentimentos em conflito. Acerca do que fazemos, podemos e devemos fazer de nós mesmos. Campinas: Editora PHI, 2019. 

 Encontro 2 | As loucas de Salpêtrière. Os conflitos psíquicos tratados pelo doutor Freud: histeria, angústia, paranóia e melancolia | segunda-feira, 19 de julho, das 18h às 19h30 A partir da segunda metade do século 19 o hospital parisiense Pitié-Salpêtrière havia passado de prisão para um centro de estudos neuropsiquiátricos sob a direção de Jean-Martin Charcot, mentor de Freud na neurologia. O encontro apresenta este contexto, em que as aulas de Charcot com as mulheres classificadas como histéricas serviram de base para o desenvolvimento das teorias psicanalíticas de Freud e o surgimento de uma clínica psicanalítica ainda mais autônoma da psiquiatria e da neurologia. Conceitos fundamentais: 1. Melancolia 2. Histeria 3. Charcot 4. O jovem Freud: pesquisas e tentativas preliminares 5. O doutor Freud: a histeria e a hipótese do inconsciente 6. A psicanálise de Freud Leituras recomendadas: Burton, R. “Anatomia da melancolia”. Vol. I, II, III e IV. Curitiba: Editora da UFPr, 2017. Didi-Huberman, G. “Invenção da histeria. Charcot e a iconografia fotográfica da Salpêtrière”. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015. Dunker, Chr. “Uma biografia da depressão”. São Paulo: Planeta, 2021. Freud, S. “Charcot”. IN Freud, S. Obras completas vol 1. Buenos Aires: Hyspamerica, 1988. _________ “Estudios sobre la histeria”. IN Freud, S. Obras completas vol 1. Buenos Aires: Hyspamerica, 1988. Freud, S. “Los Orígenes del psicoanálisis”. IN Freud, S. Obras completas vol 20. Buenos Aires: Hyspamerica, 1988. Henry, M. “Genealogia da psicanálise, o começo”. Curitiba: Editora UFPr, 2009. Ramos, G.A. “Histeria e psicanálise depois de Freud”. Campinas: Editora da Unicamp, 2008. Maurano, D. “Histeria. O princípio de tudo”. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. Nasio, J.D. “A histeria. Teoria e clínica psicanalítica” Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 1991. Starobinsky, J. “A tinta da melancolia. Uma história cultural da tristeza”. São Paulo: Companhia da Letras, 2016. 

 Encontro 3 | As psicanálises durante e depois de Freud, as crianças e a política na psicanálise: Winnicott, Klein, Reich, Fromm. As clínicas públicas | segunda-feira, 26 de julho, das 18h às 19h30 O desenvolvimento da psicanálise, como todo conhecimento, viu surgir também as ramificações que, com frequência, deram origem a novas interpretações de seus conceitos e teorias originais. O encontro trata de nomes como Donald Winnicott e Melanie Klein, que trabalharam a psique infantil – e conceitos que serão apresentados, como o de “posição esquizo-paranóide" -, além das implicações políticas e sociais da psicanálise com A Psicologia de Massas do Fascismo, de Wilhelm Reich, e a junção entre a psicanálise e a teoria crítica da Escola de Frankfurt nos trabalhos de Erich Fromm. Conceitos fundamentais: 1. Lições introdutórias da psicanálise 2. História do movimento psicanalítico 3. Freud e seus discípulos 4. A psicanálise da segunda geração 5. A psicanálise e a política Leituras recomendadas: Adorno, Th.”Ensaios sobre psicologia social e psicanálise”. São Paulo: Editora da Unesp, 2015. Freud, S. “Historia del movimento psicoanalítico”. IN Freud, S. Obras completas vol 10. Buenos Aires: Hyspamerica, 1988. Freud, S. “Lecciones introductorias al psicoanálisis”. IN Freud, S. Obras completas vol 12. Buenos Aires: Hyspamerica, 1988. Freud, S. “Esquema del psicoanálisis”. IN Freud, S. Obras completas vol 15. Buenos Aires: Hyspamerica, 1988. Freud, S. “Autobiografia”. IN Freud, S. Obras completas vol 15. Buenos Aires: Hyspamerica, 1988. Freud, S. “Nuevas lecciones introductorias al psicoanálisis”. IN Freud, S. Obras completas vol 18. Buenos Aires: Hyspamerica, 1988. Freud, S. “Compendio del psicoanálisis”. IN Freud, S. Obras completas vol 19. Buenos Aires: Hyspamerica, 1988. Fromm, E. “El miedo a la libertad”. Buenos Aires: Paidós, 1993. Reich, W. “Psicologia das massas do Fascismo”. São Paulo: Martins Fontes, 2001. Roazen, P. “Freud e seus discípulos”. São Paulo: Editora Cultrix, 1974. 

 Encontro 4 | O retorno de Lacan a Freud: as psicoses e as novas clínicas. O tempo de uma análise e seu resultado | segunda-feira, 2 de agosto, das 18h às 19h30 Uma das máximas de Lacan é “precisamos retornar a Freud”. A partir da desconfiança de Freud em relação às falas das histéricas, surge a tese que, entre outras, fundou a psicanálise: de que todo discurso é uma representação de outro discurso. Neste sentido, Lacan propôs não uma releitura de Freud, mas um retorno aos fundamentos éticos da psicanálise – o desejo como eixo determinante do sujeito e do real. A aula apresentará questões como a interpretação de Lacan sobre o inconsciente, pulsão e a relação entre desejo e objeto Conceitos fundamentais: 1. O retorno de Lacan a Freud 2. A ética da psicanálise: Kant com Sade 3. Identificação e des-identificação 4. Desejo, falta e falo como significante da falta 5. A pulsão e os objetos parciais 6. O Outro e objeto pequeno (a) Leituras recomendadas: Lacan, J. “A coisa freudiana ou Sentido do retorno a Freud em psicanálise”. IN Lacan, J. “Escritos”. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998. Lacan, J. “A significação do falo”. IN Lacan, J. “Escritos”. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998. Lacan, J. “Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise”. IN Lacan, J. “Escritos”. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998. Lacan, J. “O Seminario 10 A Angústia”. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor,2005. Perez, D. O. (org.) “A eficácia da cura em Psicanálise. Freud, Winnicott, Lacan”. Curitiba, CRV, 2009. Perez, D.O. & Starnino, A. (org.) “Por que nos identificamos?” Curitiba: CRV, 2018. Perez, D.O. “O inconsciente: onde mora o desejo”. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012. 

 Encontro 5 | A linguística, a filosofia e a teoria dos nós. Tentativas de abordar uma clínica do Real do sintoma | segunda-feira, 9 de agosto, das 18h às 19h30 Este encontro abordará as influências de Lacan fora da psicanálise – a filosofia de Hegel e Heidegger, a antropologia de Lévi-Strauss, além da linguística e da matemática. A partir dos conteúdos trabalhados na aula anterior, especialmente a noção de inconsciente, você entenderá essas referências para uma nova clínica, como ele interpretou as categorias de real, imaginário e simbólico e, por fim, a entrada em análise e a transferência. Conceitos fundamentais: 1. Lacan e a antropologia: Wallon e Levi-Strauss 2. Lacan e a filosofia: Hegel, Heidegger, Kierkegaard, Kant, Platão, 3. O inconsciente 4. R, S e I 5. A transferência 6. O percurso de uma análise Leituras recomendadas: Lacan, J. “O Seminário 7. A ética da psicanálise”. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997. Lacan, J. “O Seminário 8. A transferência”. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998. Lacan, J. “O Seminário 10. A Angústia”. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005. Lacan, J. “O Seminário 11. Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise”. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998. Lacan, J. “Nomes-do-pai”. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005. 

 Encontro 6 | As clínicas lacanianas depois da morte de Lacan e as análises sobre um novo mundo | segunda-feira, 16 de agosto, das 18h às 19h30 A aula apresenta o legado de Lacan e a influência de seu pensamento nas ideias que orientaram a psicanálise a partir dele. Mais do que um encontro sobre a herança de pensamentos, a aula trata das abordagens e reflexões da psicanálise (e suas intersecções com outras áreas) a respeito das mudanças que transformaram o mundo e como elas ainda nos afetam, desde nossa condição humana ao fim dos pensamentos maniqueístas Conceitos fundamentais: 1. As formalizações da psicanálise em Freud 2. As formalizações da psicanálise em Lacan 3. Esquema ótico 4. Esquemas R, L, Z 5. Matemas 6. Grafo do desejo 7. Topologia Leituras recomendadas: Freud, S. “Obras completas vol 1”. Buenos Aires: Hyspamerica, 1988. _______ “El Yo y el Ello”. IN Freud, S. Obras completas vol 15. Buenos Aires: Hyspamerica, 1988. Darmon, M. “Ensayos acerca de la topologia lacaniana”. Buenos Aires: Letra viva, 2008. 

 Encontro 7 | O discurso capitalista (dos cinco discursos de Lacan) e os sintomas contemporâneos de rompimento de laço social e esgotamento | segunda-feira, 23 de agosto, das 18h às 19h30 Este encontro apresenta mais alguns conceitos centrais para pensar a lógica do ambiente social: a relação mestre-amo, o matema de sujeito, significantes e objeto, a transição da mais-valia para o mais-de-gozar e como tudo isso ajuda a representar e compreender os valores e ideais de nossa cultura - e a desinserção social daqueles quem não os atendem. Conceitos fundamentais: 1. Os quatro discursos 2. O discurso do capitalista 3. O desejo perverso 4. O laço social Leituras recomendadas: Lacan, J. “O Seminário 17. O avesso da psicanálise”. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1992. Lacan, J. “Televisão”. IN Lacan, J. “Outros Escritos”. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003. 

 Encontro 8 | O que move nossos desejos (e como nossos desejos nos movem). É possível um final de análise hoje? | segunda-feira, 30 de agosto, das 18h às 19h30 A aula trata dos conceitos de imaginário, simbólico e real para resgatar as ideias de Lacan acerca do luto, melancolia, angústia, pânico, cansaço crônico, isolamento, morte e a reconstituição do circuito de descargas pulsionais. Ainda serão tratadas a concepção de Lacan a respeito do supereu e o retorno do narcisismo. Conceitos fundamentais: 1. Luto e melancolia 2. Desamparo 3. Pânico, angustia e fobia 4. Rompimento de laço social 5. Narcisismo 6. Circuitos pulsionais Leituras recomendadas: Costa Pereira, M.E. “Pânico e Desamparo”. São Paulo: Editora escuta, 2008. Soler, C. “O que faz laço?” São Paulo: Editora escuta, 2016. 


 Daniel Omar Perez é professor do Departamento de Filosofia na Unicamp. Doutor e mestre em filosofia pela Unicamp, com pesquisas de pós-doutorado na Universidade de Bonn (Alemanha) e na Michigan State University (EUA). É psicanalista e autor, entre outros, de O pêndulo de Epicuro (CRV, 2019), Sentimentos em conflito (Editora PHI, 2019), Ontologia sem espelhos. Ensaio sobre a realidade (CRV, 2014 publicado também na França pela Editora Harmattan) e O Inconsciente: onde mora o desejo (Civilização Brasileira, 2012).

Comentários

  1. A vida não é justa. O curso deveria ser dado por você conforme proposto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas