Como viver juntos? Sobre a noção de comunidade a partir de Kant, Sade e Freud: a lei, a perversão e o desejo.
Disciplina 2º período
de 2018: Tópicos especiais de filosofia HG 081
Professor: Daniel
Omar Perez
Tema: Como viver
juntos? Sobre a noção de comunidade a partir de Kant, Sade e Freud: a lei, a perversão e o desejo.
Ementa: O
objetivo deste programa de trabalho consiste em analisar as noções de
comunidade ou análogas que referem à possibilidade de viver juntos a partir da
obra de autores como Kant, Sade e Freud. Kant propõe uma comunidade a partir da
lei, Sade tematiza a relação com os outros a partir de um conceito de natureza
que se esgota no próprio usufruto, Freud propõe pensar os coletivos e a
sociedade a partir do desejo. O intuito dessa análise visa refletir sobre a
possibilidade de estabelecer um laço social (conceito de Lacan) que permita a
vida em comum e o reconhecimento da diferença. Isto é, trata-se de passar do
autoerotismo à relação com o outro na sua diferença.
Programa:
1.
A formulação do problema: como passar do gozo
sem laço (Lacan em seus seminários da década de 1970) para uma ética do desejo
e do reconhecimento da diferença? Como viver juntos? (Pergunta de Roland
Barthes no seu seminário do Colégio da França)
2.
A questão de uma comunidade ética entre a lei e
o desejo: Lacan conta a história em O Seminário 7.
3.
Uma comunidade ética da lei sobre o desejo: Kant
imperativo e natureza humana
3.1.O bem viver
3.2.O temor a Deus
3.3.A perfeição
3.4.O bem comum
3.5.O mal radical: os três
graus de maldade.
4.
Sade: o avesso de Kant entre a lei e o desejo
4.1.Sade e o sadismo
4.2.Masoch e o masoquismo
4.3.A interpretação deleuziana
de Sade e de Masoch
4.4.A interpretação
freudiano-lacaniana de sadomasoquismo
4.5.O cinismo antigo e o
contemporâneo
4.6.O quinto discurso de Lacan:
o discurso capitalista
4.7.O gozo sem laço: a
interpretação de Collete Soler
5.
Freud: o retorno do recalcado e o desejo
5.1. A moral como repressão
5.2. A ordem social como
renuncia
5.3. A interpretação de Lacan
sobre a lei do desejo
5.4. O ato analítico como ato
ético e feminino
6.
Observações finais:
6.1.O laço social e os corpos em desamparo, o problema do medo,
do pânico e do ódio na sociedade. A noção de Hilflosigkeit em Freud.
Bibliografia:
Agamben,
G. (2013) O homem sem conteúdo. Belo Horizonte: Autêntica.
___________
(2016) O tempo que resta. Belo Horizonte: Autêntica.
___________ (2017) O uso dos corpos. Belo Horizonte:
Autêntica.
___________
(2015) Meios sem fim. Notas sobre a política. Belo Horizonte: Autêntica..
Barthes,
R (2003) Como vivir juntos? Buenos Aires: Siglo XXI.
Copjec, J. (2006) Imaginemos que la
mujer no existe. Ética y sublimación. Buenos Aires: FCE.
Costa Pereira, M.E. (2008) Pânico e desemparo. São Paulo:
Editora Escuta.
Derrida, J. (2002) O animal que logo sou. São Paulo Editora
da Unesp.
Freud, S.
(1914) Introducción al narcisismo. IN
Freud, S. (1988) Obras completas. Vol
11. Buenos Aires: Hyspamerica.
_______. (1915)
El Inconsciente. IN Freud, S. (1988) Obras completas. Vol 11. Buenos Aires:
Hyspamerica. (2012) Unbewusste. IN Freud, S. Das Ich und das Es. Metapsychologische
Schriften. Frankfurt am
Main: Fischer.
_______.
(1915b) Los instintos y sus destinos.
IN Freud, S. (1988) Obras completas.
Vol 11. Buenos Aires: Hyspamerica. (2012) Triebe und Triebschicksale. IN Freud, S.
Das Ich und das Es. Metapsychologische
Schriften. Frankfurt am Main: Fischer.
_______. (1921)
Psicologia de las masas y análisis del Yo.
IN Freud, S. (1988) Obras completas.
Vol 14. Buenos Aires: Hyspamerica. (2010) Massenpsychologie
und Ich-Analyse. Hamburg: Nilkol Verlagsgesellschaft.
_______.
(1932-1933) Nuevas Lecciones introductorias al Psicoanálisis. . IN Freud, S. (1988) Obras completas. Vol 18. Buenos Aires: Hyspamerica. (2010) Vorlesungen zur Einführung in die
Psychoanalyse. Hamburg: Nikol Verlagsgesellschaft.
________ (1939)
Moises y a religion monoteísta. IN Freud, S. (1988) Obras completas. Vol 19. Buenos Aires: Hyspamerica.
________
(1912-13) Totem y tabú. IN Freud, S.
(1988) Obras completas. Vol 9. Buenos Aires: Hyspamerica.
Kant,I. Kant’s Gesammelte
Schriften. Berlin: Walter de Gruyter & Co, 1902-.
Lacan, J. (1998) Escritos.
RJ: Jorge Zahar Editor.
______.
(2001) Outros Escritos. RJ: Jorge
Zahar Editor.
______.
(1955-1956) Psychoses http://staferla.free.fr/
Tradução para o português: O Seminário Psicoses.
Livro 3. (1997) Rio de Janeiro: Zahar Editores.
______. (1959-1960) L´Ethique.
http://staferla.free.fr/
Tradução para o português: O Seminário A
ética da psicanálise. Livro 7. (1997) Rio de Janeiro: Zahar Editores.
______. (1973-1974) Mais
ainda. Livro 20. (1985) Rio de Janeiro: Zahar Editores.
______ (1975-1976) O
Sinthoma. Livro 23 . (2007) Rio de Janeiro: Zahar Editores.
Nancy, J.L (2014) Um sujeto? Adrogue: Ediciones la Cebra.
Perez, D.O. (2014) Ontologia
sem espelhos. Curitiba: Editora CRV.
_________
(2012) O Inconsciente. Onde mora o desejo.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
_________ La responsabilidad no-recíproca y desigual. Una interpretación kantiana.. In: Dorando Michelini; Wolfgang Kuhlmann; Alberto
Damiani. (Org.). Ética del discurso y globalización.
Corresponsabilidad solidaria en un mundo global intercultural.. 1ed.Rio
Cuarto: Ediciones del Icala, 2008 b, v. 1, p. 49-59.
_________
A loucura como questão semântica: uma
interpretação kantiana. Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso), v. 32,
p. 95-117, 2009.
_________
A antropologia pragmática como parte da
razão prática em sentido kantiano. Manuscrito (UNICAMP), v. 32, p. 357-397, 2009 b.
_________ El cuerpo y la ley: de la idea de humanidad
kantiana a la ética del deseo en Lacan. Revista de Filosofia : Aurora (PUCPR. Impresso), v.
21, p. 481-501, 2009.
_________ O Sexo e a Lei em Kant e a Ética do Desejo em
Lacan.. Adverbum (Campinas), v. 4, p. 104-112, 2009 c.
_________ Kant : a lei moral. In: Anor Sganzerla;
Ericson Falabretti; Francisco Bocca. (Org.). Ética em movimento: contribuições
dos grandes mestres da filosofia. 1ed.São Paulo: Paulus, 2009 d, v. 1, p.
147-154.
_________ A lei, a
filosofia, a psicanálise.. In: Leyserée Adriane Fritsch
Xavier. (Org.). Kant a Freud: o imperativo categórico e o superego..
1ed.Curitiba: Juruá, 2009 f, v. 1, p. 11-14.
_________ . Ética y Antropologia o el kantismo de
Maliandi. In: Michelini, Dorando, J. ; Hesse, Reinhard;
Wester, Jutta.. (Org.). Ética del Discurso.
La pragmática trascendental y sus implicancias prácticas.. 1ed.Rio
Cuarto: Ediciones del Icala., 2009, v. 1, p. 107-115.
_________
A proposição fundamental da antropologia
pragmática e o conceito de cidadão do mundo em Kant. Coleção CLE, v. 57, p.
313-333, 2010.
_________
O significado de natureza humana em Kant.
Kant e-Prints (Online), v. 5, p.
75-87, 2010b.
_________ El ódio al vecino o: se puede amar al prójimo?
Un diálogo con los conceptos de responsabilidad y solidaridad de Dorando
Michelini.. In: Anibal Fornari; Carlos Perez Zavala; Jutta Westter. (Org.). La
razón en tiempos difíciles.. 1ed.Rio Cuarto - Argentina: Universidad Católica
de Santa Fe - Ediciones del Icala, 2010 c, v. 1, p. 29-36.
_________ Acerca de la afirmación kantiana de que el ser
humano no es un animal racional y mucho menos alguien en quién se pueda
confiar. In: Dorando Michelini, Andrés Crelier, Gustavo Salermo. (Org.). Ética
del discurso. Aportes a la ética, la política y la semiótica.. 1ed.Rio Cuarto,
Argentina: Ediciones del Icala - Alexander von Homboldt Stiftung., 2010 d, v.
1, p. 74-81.
_________ O
significado da natureza humana em Kant. In: Leonel Ribeiro dos Santos;
Ubirajara Rancan de Azevedo Marques; Gregorio Piaia; Marco Sgarbi; Ricardo Pozzo.
(Org.). Que é o homem? Antropologia, estética e teleologia em Kant..
1ed.Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2011, v. 1, p.
207-218.
_________ A natureza humana em Kant. In: Claudinei Luiz
Chitolina; José Aparecido Pereira; José Francisco de Assis Dias; Leomar antonio
Montagna; Rodrigo Hayasi Pinto. (Org.). A natureza da mente. 1ed.Maringá:
Editora Humanitas Vivens, 2011 b, v. 1, p. 97-115.
_________ Foucault como kantiano: acerca de um
pensamento do homem desde sua própria finitude. Revista de Filosofia:
Aurora (PUCPR. Impresso), v. 24, p. 217, 2012.
_________ Kant, o antropólogo pragmático.. In:
Anor Sganzerla; Antonio José Romera Valverde, Ericson Falabreti. (Org.).
Natureza Humana em movimento.. 1ed.São Paulo: Paulus, 2012, v. 1, p. 127-144.
________ A relação entre a Teoria do Juízo e
natureza humana em Kant. Educação e Filosofia (UFU. Impresso),
v. 27, p. 233-258, 2013.
_________ História
e teleologia na filosofia kantiana. Resposta às críticas de Ricardo Terra
contra a ?Escola semântica de Campinas?. Studia Kantiana (Rio de Janeiro),
v. 16, p. 144-159, 2014.
__________ Idealismo
Transcendental e Realismo Empírico: uma Interpretação Semântica do Problema da
Cognoscibilidade dos Objetos Externos. Estudos Kantianos, v. 2, p. 29-40,
2014.
___________ A
identificação, o sujeito e a realidade. Uma abordagem entre a filosofia
kantiana e a psicanálise freudiano-lacaniana. Sofia, v. 6, p. 162-210, 2016.
Sade
Soler, C.
(2016) O que faz laço? São Paulo: Editora Escuta
Stoller, R. (2014)
Perversão. A forma erótico do ódio.
São Paulo: Hedra.
Zizek, S. (2003) Las
metástases del goce. Seis ensayos sobre la mujer y la causalidade. Buenos
Aires: Paidós.
_______ (2006) Porque no saben lo que hacen. El goce
como un factor político. Buenos Aires: Paidos.
Metodologia: aulas expositivas e debate com
os estudantes
Avaliação: Um trabalho final a combinar
os critérios com os estudantes matriculados
Data e horário:
quintas-feiras de 19 a 23 horas de agosto a novembro de 2018.
Consulta:
sextas-feiras de 15 a 19 horas
Serão aceitos alunos
especiais.
Comentários
Postar um comentário