2018, primeiro semestre de filosofia na Unicamp Toda segunda-feira de 19 a 23 horas no IFCH
Toda segunda-feira de 19 a 23 horas no IFCH da Unicamp
Disciplina de graduação em
filosofia
Tema: O amor em psicanálise como condição para a constituição do
sujeito e a atividade da filosofia
Ementa: A disciplina tem como objetivo indagar os elementos que
fazem possível a constituição do sujeito do inconsciente (da enunciação) e a
emergência da atividade filosófica. Para tal fim, abordaremos a questão do amor
em psicanálise e com essas ferramentas iremos a abordar cada caso.
Nossa hipótese é que: a partir
dele (do amor, entendido desde Freud e de Lacan) o sujeito e filosofia são
possíveis. Nesse sentido trabalharemos um conjunto de textos que nos permitirão
destacar cada um dos elementos com o intuito de organizar um dispositivo
conceitual capaz de provar nossa hipótese e alcançar nosso objetivo.
O método de trabalho sobre a
questão será análogo ao de Kant na sua disciplina de Antropologia desde um ponto de vista pragmático. Pretendemos estar
realizando uma continuação daquele trabalho.
Programa:
- Definições
de filosofia, sujeito e amor na história da filosofia e na literatura que
nos permitirão demarcar o horizonte de trabalho. A apresentação do
horizonte de trabalho. Amor sensual, amor filial, amor de amigo, o amor
universal, o amor a Deus, o amor à Pátria. A filosofia teorética, prática
e a filosofia como práxis e filosofia de vida
- Exposição
do objetivo, método e possíveis resultados do trabalho
- O amor
de Freud: Narciso e seu espelho. Quem é o objeto do nosso amor? Quem é
aquele que pode nos amar? Como o amor começa e como o amor acaba? É
possível amar a mais de uma pessoa?
- O dom
de amar segundo Lacan e a possibilidade do sujeito e da atividade
filosófica
- O amor
do banquete: completude e ágalma (os mitos e o amor de transferência;
mestre e discípulo) (alguns elementos da leitura de Lacan em O Seminário
8)
- O amor
de Alcibíades e Sócrates (o amigo e a política) (alguns elementos da
leitura de Lacan em O Seminário 8)
- O amor
de mãe em Medeia (as interpretações de Passollini e Lars von Trier)
- O amor
sacro e mundano da Salomé (da Biblia a Wilde e Strauss)
- O amor
de irmã da Antígona (alguns elementos da leitura de Lacan em O Seminário 7
e 15)
- O amor
de Helena (entre dois amores, amor e traição I)
- O amor
de tango (o amor na gloria e no ocaso; o drama da vida e a traição; a mãe
e os amigos)
- O amor
na amizade. Séneca e marco Aurelio
- O amor
da família italiana (a família na república, no Império e nas cenas do
cinema americano, de Paul Veyne a Francis Ford Coppola)
- O amor
do Deus dos judeus e dos cristãos (o fruto do jardim, babel, a destruição
das cidades ímpias, Jô e as apostas, o Apocalipse)
- O amor
de Jesus (o universal e a carne ou a pregação e Maria Madalena; o
pai, o povo e a cruz; Jesus carrega
a cruz por amor a um povo que o apedreja;
- O amor
de Agostinho (confissões autobiográficas, Monica –a mãe- e a salvação, o
amor homossexual e a dúvida do pecado entre a carne e a alma)
- O amor
de Heloisa e Abelardo (a liberdade da mulher e a insegurança do homem)
- O amor entre
os homens dos árabes (a poesia homo afetiva do século IX; o amor romântico
e erótico dos homens)
- O amor cortês
(cavaleiros e princesas num mundo sempre imaginário)
- O
matrimónio por amor ( a igreja e a função da família)
- O amor
de Santa Teresa de Ávila e de San Juan de la Cruz (alguns elementos da
leitura de Lacan em O Seminário 20)
- A
maldição de Malinche (amor e traição II)
- O amor
de Descartes e a princesa triste (as paixões da alma, o eu e a filosofia)
- O amor
de Kant (a distância e o sexo)
- O amor
de Arendt e Heidegger (a filosofia, a universidade e o racismo)
- O amor
de Simone e Sarte (liberdade individual e compromisso político)
- O amor
de Perón e Evita (a política, a pátria e o povo)
- O amor
segundo Hitchcock (a mãe e a psicose) (alguns elementos da leitura de
Lacan em O Seminário 3)
- O amor
segundo Woody Allen (a tradição judaica na cidade cosmopolita)
- O amor
segundo Clint Eastwood (a tradição republicana ou como manter valores em
épocas de decadência)
- Epílogo
do amor
Metodologia: aulas expositivas e debate sobre o conteúdo
Avaliação: Trabalho final escrito avaliado com critérios acordados
em sala de aula
Consulta: Toda segunda-feira de 16.00 h a 19.00 h na sala 45 B
Bibliografia:
em breve será divulgada
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